Home

bk-home

iso-sp

rayas

pezpezpezpezpez

Uma escola de ideias,
não de portfólio.

Somos a Escola de Criativos mais premiada do mundo, com mais de 130 prêmios internacionais, incluindo 13 Young Lions, 1 Ouro em Cannes Lions 2013 e Escola do Ano 2011 – 2012 – 2013 – 2014 segundo o Circulo de Criativos Argentinos.

rayitas

Escola

bk-escola

pezpezpez

 

COMO FOI?

Tudo começou no ano 2000. Abrimos nossa primeira escola em Buenos Aires com somente 18 alunos. E hoje temos mais de 1300 estudantes em nossas sedes de Buenos Aires, Barcelona, Cidade do México, Montevideu, Santiago, Rosário, Bogotá, Caracas, Santa Fé, Guayaquil, Santo Domingo, Quito, Miami, Lima, Los Angeles e agora São Paulo.

POR QUÊ?

Porque somos a primeira e única rede de escolas de criativos 100% latinoamericana com mais de 150 professores, diretores acadêmicos, diretores comerciais, coordenadoras, diretores digitais, fotógrafos, diretores de cinema, project managers e diretores regionais, todos interconectados e trabalhando lado a lado para encher de criativos as melhores agências do mundo.

 

 

 

Anual

A Brother oferece um plano de criatividade integrada constituída por 3 pilares:

  • direcao
  • pensamento
  • concepatualizacao

Além disso, conta com dois cursos complementares:

CRAFT E BROTHER “ELÉTRICO”

Você vai trabalhar todos os meios e experimentar diversos métodos criativos para que ao longo do ano, forme o seu próprio critério e que isso te permita montar um portfólio competitivo para entrar numa boa agência.

Cursos

bk-cursos

CONCEITUALIZAÇÃO.

Na Brother a gente sabe que a conceitualização é uma perspectiva, muitas vezes, abstrata do conhecimento que temos e que por qualquer motivo queremos representar. Esta representação é justamente nosso conhecimento do mundo e na Brother o que a gente corre atrás, ano após ano, é que todos os alunos possam, de uma maneira ou otra, transmitir sua visão do mundo de maneira que seja funcional em uma determinada comunicação. Nosso objetivo como comunicadores é encontrar novas maneiras de dizer uma mesma mensagem que já foi dita várias vezes. Por isso que a conceitualização joga com um rol determinante já que é o que nos permite contar a mesma coisa, mas de outro ponto de vista. A conceitualização não só está nas palavras, mas também em uma imagem e juntos formam um sistema que tem como objetivo persuadir o espectador de manera tal que a marca se posicione na mente do consumidor. Na escola damos um lugar privilegiado a tudo o que tem a ver com este universo, porque consideramos que os conceitos são chaves que abrem novos caminhos e caminhos mais férteis.

PENSAMENTO CRIATIVO.

Quando alguém decide estudar publicidade, é basicamente porque paquera com o mundo das ideias. Mas no caminho e sobretudo nas entidades educativas tradicionais, a gente se encontra com todo o contrário. Isso é algo que se repete muito, onde alunos que vêm de outras escolas chegam à Brother cada vez menos criativos, menos soltos, mais estruturados e cheios de conceitos formados.

Dessa observação é que nasce nosso primeiro dia de aula, que durante o ano inteiro, está presente uma vez na semana. Esse é um espaço onde os alunos potencializam com a interação entre os professores e seus companheiros. É um lugar que busca liberdade de pensamento, energia, para encontrar com o que realmente querem encontar-se, com uma base de muita informação atualizada, onde se ensina ao aluno a buscar de quê e onde nutrir-se para encontrar desde referências, até verdadeiras fontes de inspiração, trabalhando sempre mais ao redor das ideias que as marcas. Procuramos problemas da vida cotidiana para dar uma solução criativa, divertida e interessante. Pensamento Criativo é um espaço para ser, ao invés de parecer. Quando alguém faz o que realmente quer, tudo flui.

DIREÇÃO DE ARTE.

Especificamente, o curso de Direção de Arte tem dois objetivos chaves que vão se alimentando durante o decorrer do ano: o primeiro é a aquisição de conhecimentos teóricos (sobre composição, fotografia, design, ilustração, cenografia, etc), para que os alunos possam dominar a linguagem visual; o segundo objetivo é que os alunos possam se soltar mais, trabalhando a desinibição, a associação de ideias e agilizando a expressão visual através de exercícios práticos.

O aluno deve aprender a gerar ideias que deem um valor histórico às marcas e deixem uma identidade na comunicação da mesma. A gente define como movimento de marca, porque uma tendência a ver com algo que gere movimento: um show num museu, uma exposição de arte com uma apresentação de uma coleção de moda, etc. Uma razão conceitual que convoque muita gente é um movimento integrado, que além de ter meios tradicionais, pode ter infinitas possibilidades de comunicação, onde o mais importante é que tudo gira sempre em torno das boas ideias.

CRAFT

Hoje em dia e sobretudo na nossa profissão, que não estamos acostumados a andar com o martelo, pouca gente se atreve a sair do computador. Mas a gente não pode esquecer que para fazer uma mesa, primeiro tem que cortar uma árvore… E CRAFT é isso. A gente te ensina a desenvolver uma ferramenta que é o seu próprio corpo junto com suas capacidades, com a finalidade de despertar sua personalidade e singularidade através da direção de arte e do trabalho manual. A mão humana é incapaz de fazer exatamente o mesmo duas vezes e é justamente essa imperfeição artística e a falta de repetição o que dá valor agregado à sua pasta. Neste tipo de peças artesanais se vê o verdadeiro espírito de quem a fez e isso, sem dúvidas, enriquece seu trabalho. O curso CRAFT tem um só objetivo: que você seja um diretor de arte melhor que todos os outros, que é basicamente, o que vai te dar um trabalho. Por isso CRAFT é uma oficina que tem a ver com fazer e refazer. A teoria é a necessária, mas o que você mais vai usar são as suas mãos. CRAFT complementa Direção de Arte e vice versa. Cada assunto será dado em relação ao desenvolvimento anterior e paulatino das ferramentas e habilidades individuais de cada aluno. CRAFT é um espaço para fazer, errar, aprender e se divertir. É o espinafre do POPEYE para o diretor de arte e para todo aquele que quer fazer coisas lindas, coisas que nem sequer você sabia que poderia fazer. Bem Vindo.

BROTHER ELETRÍCO.

Nessa escola a gente ensina Digital desde a época em que existiam criativos digitais. A criatividade se integrou cada vez mais com esse mundo e hoje são poucas as ideias que não passam por um par de Bits. Por isso as agências procuram criativos que saibam resolverm uma gráfica, mas que também possa pensar um aplicatvo ou uma ação que utilize as plataformas que usamos todos os dias.

Na Brother a gente ensina tudo o que você precisa saber para mandar bem em uma agência e manter-se sempre fresco e intenso. Uma materia semanal com um esquema de competição entre duplas, um incentivo que gera um grande nível de ideias que saem do curso. Além do mais, temos uma série de palestras com convidados especiais para que você conheça a fundo os assuntos que vemos na sala de aula.

 

 

Depoimentos

BROTHER PLUS

brother-plus

psuh-the-power

PUSH THE POWER

festivais

FESTIVAIS.

book-party

BOOK PARTY.

header-depoimentos

somolo

Sômolo

Geração 2013

As aulas terminaram dia 13 de dezembro. Nesse pouco tempo a escola e os professores mudaram muito a minha maneira de pensar. Me formei em Publicidade em 2009 no Paraná e comecei a trabalhar em algumas agencias independentes. Já havia decidido pela direção de arte, mas sentia muita dificuldade com ideias e conceitos, queria dar uma impulsionada na carreira, um amigo meu me aconselhou e fui parar em Buenos Aires. Nesse ano eu consegui montar minha pasta com meu dupla, tivemos avalições dos professores e depois começamos a mostrar os trabalhos para as agências. Seguramente foi o ano mais produtivo que tive, aprendi muita coisa. Agora, conseguimos um trainee em um agencia que sempre admirei, começo 2014 com toda a força em La Comunidad. Valeu Brother!

igor-e-leo

Igor e Leo

Havas Worldwide.

A princípio eu vim pra Brother Buenos Aires com a intenção de cursar 3 meses (Igor) e voltar pro Brasil. Esses 3 meses viraram 6, depois viraram 9 e agora fazem 2 anos que moro em buenos aires e com Leo, depois de trabalhar 2 anos na TBWA, agora estamos na Havas Worldwide e cada dia seguimos com vontade de aprender mais, porque isso foi o que a gente mais aprendeu da Brother: continuar com “pilas y huevos”.

gus-machado

Gus Machado

Geração 2012 | Dentsu Argentina.

Estudar na Brother significou uma mudança tão grande na minha carreira que me fez repensar em que lugar da profissão de criativo eu queria estar. Depois de trabalhar por 5 anos como redator no Brasil, saí da Brother decidido a fazer algo que eu sempre quis: direção de arte. E é isso justamente que faz a Brother ser diferente das outras escolas, a liberdade é parte do seu processo de aprendizado e te incentiva a fazer o que te der na telha, mas fazer bem feito.

guilherme-breno

Breno e Guilherme

Geração 2010 | Madre Buenos Aires
e Wieden Kennedy SP

Pra mim estudar na Brother foi dividido em duas lições. a primeira foi um processo duro de desaprendizagem: esquecer formulinha, cacuete, recurso, título e piadinha. Esquecer todas essas coisas que ensinam por aí como atalho. O que sobrava, depois desse processo impiedoso de lavagem, era a ideia, e é isso que eles botavam a gente pra desenvolver. Era aí que entrava a segunda etapa: um processo ainda mais duro de introspecção. Tem muita gente no mundo, tem muito portfolio no mundo e tem pouca vaga. Uma das coisas que a gente aprendeu foi que o seu trabalho tem que ser a melhor versão de você, uma versão que ninguém vai poder fazer igual. Não sei qual é o espírito indígena ou o guru da auto-ajuda que eles têm na Brother, mas eles conseguiram nos guiar por essa eterna procura pelo “eu” no trabalho. Hoje, três anos depois do fim do meu curso, eu continuo aprendendo as mesmas duas lições todo santo dia.

deco-joao

João e Deco

Geração 2013 | TBWA Argentina.

A ideia de estudar em uma escola de criatividade nos pareceu genial, então, logo que conhecemos a Brother, fizemos de tudo para poder estudar por lá. Na Brother pudemos aprender melhor algumas coisas que são esquecidas em faculdades/universidades como: Isight, observação, conceitualização e o processo de criação de geral. Além de ser uma oportunidade única para montar um bom portfólio.

isaac-diego

Isac e Diego

Nossa experiência em Brother foi bastante positiva. Mais que cursos, valorizamos muito a quantidade de contatos profissionais e amigos que fizemos. Profissionais destacados do mundo da publicidade eram nossos professores. A escola te dá um ótimo ambiente para aprender, mas não vale só ir para aula escutar, o que te faz crescer mesmo é fazer e refazer quantas vezes for necessário, é um ótimo lugar pra fazer um bom portfólio.

diogo-byn

Diogo Montecarlo

A Brother fez uma diferença gigante na minha vida. Vim a Buenos Aires, me sentindo bastante perdido, para o curso anual da Brother, que foi recomendado por um professor da faculdade. No bolso meia duzia de palavras em espanhol, e na mochila a vontade de ter um portfolio muito melhor. Quase um ano com saudades do Brasil, dormindo pouco e escutando muito de profissionais que estão entre os melhores, conquistei a oportunidade de entrar em uma grande agência e e trabalhar em cases reais.

Rafael-Duardes-2

Rafael Duardes

Mostrar suas ideias, toda semana, para diretores de criação das grandes agências. Esse é o melhor dos problemas e a sua oportunidade na Brother.

Rafael Duardes. Redator da Grey Brasil e ex-aluno da Brother São Paulo.
Prêmio Anuário 2014, categoria estudante, no Clube de Criação de São Paulo.
Finalista Novos Talentos, no Festival El Ojo de Iberoamérica 2014.

carolina-webber

Carolina Weber

Quando fui estudar na Argentina, queria aprender mais sobre propaganda e não sabia nada de espanhol, mas fui do mesmo jeito e não me arrependo. Na Brother, todos são muito legais e sempre ajudam a gente e, no fim, além de aprender o espanhol, eu tive um ano de muita evolução na minha pasta. O curso é ótimo, foi através da Brother que tive a oportunidade de trabalhar na Ogilvy Argentina. Além disso, os professores são geniais, e lá tive a chance de conhecer pessoas do mundo inteiro. É uma experiência ótima pra propaganda e pra vida!

Bruno-Rodrigues

Bruno Rodrigues

No meu caso, a Brother foi boa não só para o portfólio, mas também para ter uma visão maior sobre o mercado, ter metas maiores, conhecer pessoas que também estavam tentando uma vaga e outros que já tinham experiência e sempre davam dicas.

Foi muito importante também a orientação dos professores para cada ideia nossa, sempre com argumentos muito bons que poderiam convencer a começar tudo outra vez, mas não desanimavam nunca.

Staff

bk-staff

header-stafflineas

 

 

 

 

 

Premios

4 vezes a Escola do Ano no Diente, Prêmio do Círculo de Creativos Argentinos.

  • Ouro em Desachate
  • Prata em Desachate
  • Bronze em Desachate

  • Prata em Fiap
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Young Creatives Cannes 2004 – Brother Montevideo
  • Ouro em Desachate
  • Prata em Desachate

  • Prata em Fiap
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Ouro em Desachate
  • Ouro em Campaha de Prevenção HIV Sida
  • Ouro em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Ouro em 7º ars de Madrid
  • Best Young Project Awards

  • Prata em Fiap
  • Young Creatives Cannes – Brother Buenos Aires
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Finalista em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Finalista em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Finalista em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Finalista em Drac Novell Internacional de Barcelona

  • Ouro em FIAP
  • Ouro em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Ouro em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Prata em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Prata em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Ouro a Melhor Ideia em El Ojo de Iberoamérica
  • Prata em El Ojo de Iberoamérica

  • Ouro em Desachate
  • Young Creatives Cannes – Brother Montevideo
  • Young Creatives Cannes – Brother México City
  • Ouro em Drac Novell Internacional de Barcelona
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Bronze em El Ojo de Iberoamérica

  • Young Creatives Cannes – Brother Santiago
  • Ouro em Fiap
  • Ouro em Creativiña
  • Ouro em Copywriter
  • Prata em Copywriter
  • Ouro em Cóndor de Oro
  • Prata em El Ojo de Iberoamérica
  • Bronze em El Ojo de Iberoamérica
  • Blue Wave Brasil

  • Young Creatives Cannes – Brother Bogotá
  • Young Creatives Cannes – Brother Bogotá
  • Ouro em Copywriter
  • Prata em Copywriter
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Prata em El Ojo de Iberoamérica
  • Bronze em Círculo de Creativos Argentinos
  • Escola Criativa do Ano por ADaspirant.com

  • Ouro em Fiap
  • Bronze em Fiap
  • Young Creatives Cannes – Brother México City
  • Escola de Criativos do Ano por el Círculo de Creativos Argentinos
  • Grand Prix em Círculo de Creativos Argentinos
  • Prata em El Dorado
  • Ouro em Volcán
  • Escola Criativa do Ano por ADaspirant.com

  • 2º Colocação no Ranking Iberoamericano de Escuelas de Creativos FIAP
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Escola de Criativos do Ano por el Círculo de Creativos Argentinos

  • Ouro em Fiap
  • Young Creatives Cannes – Brother México City
  • Young Creatives Cannes – Brother Santo Domingo
  • Young Creatives Cannes – Brother Santo Domingo
  • Young Creatives Cannes – Brother Buenos Aires
  • Young Creatives Cannes – Brother Bogotá
  • Ouro em Young Lions Competition Cannes – Brother México City
  • Ouro em La Oreja / Círculo de Creativos Argentinos
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • Ouro em Sol – España
  • Ouro em Círculo de Creativos Argentinos
  • Prata em Círculo de Creativos Argentinos
  • Prata em Círculo de Creativos Argentinos
  • Bronze em Círculo de Creativos Argentinos
  • Bronze em Círculo de Creativos Argentinos
  • Menção em Círculo de Creativos Argentinos
  • Menção em Círculo de Creativos Argentinos
  • Escola de Criativos do Ano por el Círculo de Creativos Argentinos

  • Ouro em Fiap
  • Bronze em Clio
  • Ouro em El Ojo de Iberoamérica
  • 5 Finalistas / 2 Ouros / Escola de Criativos do Ano por el Círculo de Creativos Argentinos

Localizaçao

Rua Groenlândia, 808
CEP 01434-000
Jardim Europa – SP
Tel +55 11 3372-1717

__

 

Contato